top of page

Seminário debate sobre Povos e Comunidades Tradicionais do RN


Cartaz do evento

O Conselho Regional de Serviço Social do RN (CRESS/RN), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), promove o Seminário "Povos e Comunidades Tradicionais do RN: Avanços e Ameaças, dia 10 de abril, a partir das 8h, no Auditório do NEPSA I – CCSA/UFRN, em Natal. As inscrições são gratuitas, pelo Sigaa ou no local, antes do evento, com direito a certificado.


A programação é voltada para povos e comunidades tradicionais, comunidade acadêmica e pesquisadores. O Seminário buscará aprofundar o conhecimento sobre os povos e comunidades tradicionais do Rio Grande do Norte no contexto dos conflitos e lutas socioambientais. Pretende, ainda, analisar o lugar destes grupos nos processos de desenvolvimento societário e fortalecer o diálogo entre a academia e os povos na produção e socialização do conhecimento.


8h – Abertura

8h30 - Painel "Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil: um diálogo Norte/Sul", com Prof. Dr. Dieter Gawora – Universität Kassel/ Alemanha;

9h – Mesa: "Os Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais à Terra e ao Mar, com Luís Ribeiro da Silva - Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta de Tubarão (pescadores artesanais); Denise Mariano Cardoso Baracho - Associação de Maricultura e Beneficiamento de Algas de Pitangui; Tayse Michelle Campos da Silva - Povo Potiguara do Amarelão.

11h20 – Debate e intervalo;

14h30 – Mesa: "A Luta dos Povos e Comunidades Tradicionais por respeito e reconhecimento", com Omar Ivanovichi - Povos Ciganos/Segmento Mathuano; Andreia Nazareno dos Santos - Quilombo Grossos e Mary Regina dos Santos Costa - Instituto Ancestral de Mulheres de Axé, seguindo-se debate e encerramento.

77 visualizações0 comentário
bottom of page