Zâmbia: apelo da Cáritas para as regiões atingidas pela seca


O êxodo das regiões atingidas pela carestia (ANSA)

O bispo de Mongu e presidente da Cáritas Zâmbia, Dom Evans Chinyemba, lançou uma campanha com o objetivo de coletar 9 milhões de dólares para a compra e a distribuição de comida para as populações atingidas pela seca e pelas inundações de 2018-1019. A Cáritas fez um levantamento sobre as necessidades das pessoas que estão passando dificuldades. “As pessoas famintas são vulneráveis e facilmente manipuláveis. Isso leva a perda da dignidade dos nossos irmãos e irmãs em todas as regiões do país, Luapula e outras. Queremos informar o governo sobre a nossa preocupação e lançar um apelo caloroso aos nossos parceiros e às pessoas de boa vontade”, disse o presidente da Cáritas.


Segundo informações da Cáritas Zâmbia, algumas famílias não têm comida suficiente para se manter até o próximo ano. “As regiões Sul e Oeste e parte de várias outras regiões, como a de Lusaka, no centro do país, perderam totalmente suas colheitas. Isso significa que as famílias destas áreas não contam com quaisquer meios de subsistência até a próxima estação agrícola. Há 50 distritos que se encontram nesta situação e as famílias já passam fome”, disse Dom Chinyemba. As famílias atingidas pela seca são 418.969. Nos lugares visitados pelos responsáveis da Igreja Católica, 79% da produção foi perdida pela seca, 13% pelas inundações, e 4% por ambas.


“O prolongado período de seca levou à escassez de água para as pessoas e os animais. Já foram notificados casos, na região de Gwembe, que as pessoas compartilham a água com os animais”, contou o bispo. “Muitas famílias não têm o que comer e sobrevivem comendo frutos silvestres ou passando fome. Certamente isso vai comprometer a nutrição e o estado de saúde da maior parte das pessoas, especialmente as crianças, e se não houver intervenção urgente, logo ocorrerão os primeiros casos de mortes por desnutrição”. Por isso a Conferência Episcopal da Zâmbia, através da Cáritas em colaboração com o Catholic Relief Services (Crs), Norwegian Church Aid e Cafod lançaram um programa de emergência para socorrer estas famílias.

Fonte: Agência Fides / www.vaticannews.va

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN