Visitas de Monitoramento & Avaliação comprovam o efeito positivo do Seapac às famílias beneficiárias


Quintal produtivo da família de Rosemberg Paulino na comunidade Riacho Fechado, Lajes Pintadas/RN.

Na semana passada, do dia 1 ao dia 5 de fevereiro, a coordenação central do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac), nas pessoas de Jânio Brasil e Verônica Barros, realizaram visitas aos Núcleos, Oeste, Trairi e Seridó. O objetivo foi avaliar e monitorar os efeitos das atividades realizadas, especialmente em 2020. Para isso, foram visitadas famílias e pessoas beneficiárias da ação, parceiros e colaboradores locais. Ao final, aconteceu uma reunião com a equipe técnica de cada Núcleo do Seapac, para visualizar as impressões acerca dos efeitos do trabalho realizado em campo.


Sistema de Reuso de Águas Cinzas na Unidade Produtiva Familiar de Lindomar & Leôncio.

De acordo com o que foi exposto nos diálogos, as ações realizadas pelo Seapac surtiram efeitos positivos na vida das famílias, apesar do impacto da pandemia. "Vimos que, mesmo em um período tão desafiador com a pandemia, os grupos acompanhados conseguiram se reinventar e desenvolver suas atividades e garantir uma melhor qualidade de vida", afirmou Jânio Brasil. As ações desenvolvidas contribuíram para que as famílias tivessem condições de produzirem seu próprio alimento, em suas propriedades, gerando alternativas de trabalho, renda e, consequentemente, melhorando a sua qualidade de vida.


Plantio de forragem na propriedade de Dalvo & Raimundo, em José da Penha.

Também têm sido muito importante os efeitos do Sistema de Reuso de Águas Cinzas, que tem promovido mudanças significativas, aumentando a capacidade hídrica e possibilitando a produção de fruteiras e forragem para os animais, mesmo no período de estiagem. E, por fim, a importante ação de assessoramento sociojurídico às famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social, que tem facilitado o acesso desse público às políticas públicas e aos benefícios socioassistenciais, melhorando suas vidas e promovendo o protagonismo e a cidadania ativa.


6 visualizações0 comentário