Vale não fecha acordo com atingidos de Brumadinho


O rompimento da barragem causou a morte de 169 pessoas; O número de desaparecidos é de 141 / (Foto: Douglas Magno/AFP)

Próximo a data que marca um mês do rompimento da barragem da Vale no Córrego do Feijão, em Brumadinho, no dia 25 de janeiro, a mineradora continua sem fazer acordo com atingidos e familiares de desaparecidos, vítimas do crime socioambiental. Na segunda-feira (18) os envolvidos reuniram-se pela quarta vez, sem conseguir chegar a um consenso em relação a ações e valores de auxílio emergencial. Os atingidos denunciam que a Vale não assume responsabilidade pelo crime, que, de acordo com as últimas informações divulgadas, causou a morte de 169 pessoas. O número de desaparecidos é de 141.


Além da empresa e do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o encontro reuniu o Ministério e Defensoria Públicos Estaduais, a Advocacia Geral do estado e representantes das Comissões de Atingidos de cinco comunidades da bacia do rio Paraopeba. Em nota publicada após a reunião, o MAB afirmou que a empresa tem criado um clima de divisão entre a população e apresenta propostas insuficientes. O texto ainda reforça que a Vale usa o discurso das doações às famílias para fingir dar resposta para a sociedade e dividir atingidos.


A empresa ratificou uma doação de apenas mil reais por mês para cada adulto durante doze meses, com um acréscimo de R$300,00 para cada dependente e o custo da cesta básica no valor apontado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em cerca de R$ 400,00 por família. Todos os valores seriam pagos somente por um ano, tempo considerado insuficiente para que as famílias atingidas voltem a reorganizar suas vidas.

Fonte: www.brasildefato.com.br

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN