Uso de água da Armando Ribeiro será discutido amanhã


Barragem Armando Ribeiro (Foto: José Bezerra)

A Agência Nacional de Águas (ANA) se reunirá com usuários da água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves e rio Açu, amanhã, dia 4 de junho, no auditório da UERN, Campus de Assu, para discutir o uso da água entre julho de 2019 e junho de 2020. O objetivo é discutir as regras de uso da água dos reservatórios com o objetivo de distribuí-los entre os usuários por um determinado período. O Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA) e o Instituto de Gestão das Águas (IGARN) participarão do encontro.


A ANA apresentará a proposta de resolução conjunta a ser assinada junto com o IGARN, instituindo as condições de uso dos recursos hídricos no sistema formado pela barragem Armando Ribeiro e açude Mendubim. Com isso, os usuários poderão planejar suas atividades em função das regras a serem definidas. A proposta, além dos dois reservatórios, também envolve trechos dos rios Açu e Paraú, abaixo das duas barragens e até os barramentos Camboa de Jonas, Camboa Guarita Potiporã e Camboa de Porto Carão.


Pela proposta, nos próximos três anos, a partir da publicação da resolução conjunta, a ser publicada em julho, as captações de água para abastecimento pelos sistemas Assu e Jerônimo Rosado e no Canal do Pataxó serão transferidas para a barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Para agricultura irrigada, as outorgas serão emitidas quando o empreendimento tiver uma eficiência mínima global no uso da água igual ou superior a 75%.

Fonte: http://www.lagoanovadestaque.com.br

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN