Usinas eólicas têm recorde e atendem quase 100% da demanda no Nordeste

Segundo a associação, 80 por cento das cerca de 6,6 mil turbinas eólicas instaladas no país está no Nordeste. (Paulo Whitaker/ Reuters)

As usinas eólicas do Brasil, instaladas principalmente no Nordeste, atingiram um recorde no último domingo, quando produziram por algumas horas energia suficiente para atender praticamente toda a demanda da região. A informação foi divulgada na terça-feira, 21 de agosto, pela Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), que representa investidores do setor.


O país possui cerca de 13 gigawatts em parques eólicos, o que representa aproximadamente 8 por cento da capacidade instalada total, em que predominam as usinas hidrelétricas. Segundo a Abeeólica, a geração eólica no domingo teve uma máxima diária de 8.247 megawatts às 9h28, o que representou cerca de 98 por cento da demanda por energia do Nordeste naquele momento. "No período de 8h às 10h, a geração eólica atendeu a praticamente 100 por cento da demanda do Nordeste", adicionou a entidade.


A presidente da Abeeólica, Elbia Gannoum, disse que o percentual da carga atendido por energia eólica foi impulsionado pela demanda tipicamente menor em um domingo, mas ressaltou que a fonte tem atingido participação elevada na geração também durante dias úteis. "Em dias úteis, com demanda mais elevada, já tivemos recordes de geração com atendimento de carga de mais de 70 por cento do Nordeste na média diária. O cenário, portanto, mostra que estamos acumulando recordes de forma consistente", afirmou.

Fontes: Reuters / www.domtotal.com

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN