Um milhão de espécies estão ameaçadas de extinção


Vista da terra seca no reservatório de Los Laureles, em Tegucigalpa, 22 de abril de 2019 (Foto, AFP)

O Homem depende da natureza, mas a destrói metodicamente: até um milhão de espécies de animais e vegetais podem ser ameaçadas de extinção, muitas delas "nas próximas décadas", de acordo com um relatório preliminar da ONU sobre biodiversidade, obtido pela AFP. Água potável, florestas que absorvem CO2, insetos polinizadores necessários para as culturas, peixes... A Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) vai se reunir de 29 de abril a 4 de maio, em Paris, para adotar a primeira avaliação global dos ecossistemas em quase 15 anos. E o estado da biodiversidade deve ser tão preocupante quanto as previsões sobre a mudança climática.


O relatório de 1.800 páginas, no qual 150 especialistas de 50 países trabalham há 3 anos, será acompanhado de um "resumo para os tomadores de decisão", a ser discutido linha por linha e adotado pelos 130 países membros do IPBES, seguindo o modelo dos relatórios do IPCC sobre o clima. De acordo com o resumo preliminar obtido pela AFP - o mais recente, datado de janeiro -, várias "evidências independentes apontam para uma rápida aceleração iminente da taxa de extinção de espécies (...) mesmo se os fatores (desta extinção) não tenham se intensificado".


Das 8 milhões de espécies estimadas (incluindo 5,5 milhões de espécies de insetos) no planeta, "entre meio milhão e 1 milhão de espécies devem estar em risco de extinção, muitas delas nas próximas décadas", segundo o texto. A formulação do documento pode mudar dependendo do que os governos decidirem apresentar, mas não as conclusões científicas. Essas projeções correspondem às advertências de muitos cientistas que acreditam que a Terra está no início da 6ª "extinção em massa", a primeira atribuída aos humanos, que já fizeram desaparecer pelo menos 680 espécies de vertebrados em 500 anos.

Matéria completa: https://domtotal.com/noticia/1350814/2019/04/relatorio-da-onu-aponta-que-ate-1-milhao-estao-ameacadas-de-extincao/

4 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN