top of page

UERN e parceiros laçam a plataforma Siraf que promete fomentar o mercado da agricultura familiar


Na quarta-feira da semana passada (02/06), às 10h, aconteceu um evento virtual para apresentar o Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar do Nordeste (Siraf/NE). O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) e pelo Projeto Aksaam e foi voltado para agricultores, agricultoras e organizações ligadas às agricultura familiar.


O Siraf trata-se de uma plataforma regional que irá sistematizar informações e ofertas dos produtos da agricultura familiar existentes na Região Nordeste, e poderá ser acessado pelo mercado privado, consumidores, entre outros. "Até hoje não existe isso em lugar nenhum do Brasil", afirma o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima, enfatizando o pioneirismo do sistema durante a live de apresentação. O Siraf também facilitará os trâmites de compras governamentais, à partir da organização dos produtos, variedades e quantidades, fortalecendo as cooperativas e associações da agricultura familiar.


O sistema está sendo construído e elaborado no Rio Grande do Norte (RN), pela UERN, mas atenderá todo o Nordeste, onde os agricultores e as agricultoras familiares poderão inscrever-se à partir de uma organização social, associação ou cooperativa. É financiado através de um convênio entre o Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) e Uern com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), via Universidade Federal de Viçosa.



42 visualizações0 comentário
bottom of page