Troca de experiências fortalece ações de convivência com o Semiárido


Foi realizado no dia 30 de outubro um intercâmbio com as famílias beneficiárias do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), que promove o acesso à água para consumo, para produção livre de agrotóxicos e cuidado animal. A atividade levou agricultores e agricultoras das comunidades de Santa Luzia e Caxambu, de São João da Ponte, e as comunidades de Canafístula, Pajeú e Rio dos Cocos, de Porteirinha, para conhecerem experiências em Januária. “O objetivo da visita é levar os agricultores e agricultoras para fazerem o diálogo e realizarem a troca de experiência, usando as práticas que foram trabalhadas nas oficinas. Isso possibilita que os agricultores conheçam outras experiências para estarem replicando em suas comunidades, gerando alimentação de qualidade e renda as famílias”, informou o coordenador do P1+2, Alisson Fonseca.


A primeira visita aconteceu à Escola Estadual Antônio Correia e Silva, beneficiada pelo programa Cisterna nas Escolas, localizada na Comunidade Quilombola de Alegre, distrito de Riacho da Cruz, no município de Januária-MG. Atualmente a escola trabalha com dez comunidades da região e possui educação infantil, ensino fundamental e médio. O diretor, Odair Nunes de Almeida, conta que o objetivo de ensino é mostrar a cultura e educação do campo voltado para as comunidades do Território Remanescente de Quilombola, contextualizando o que os alunos fazem em sala de aula com a prática. Além de realizar trabalhos voltados para a produção agroecológica, orgânica, através da horta, cuidado com as galinhas, peixes, minhocário, viveiro de mudas e compoteiras.


“Um dos motivos que nos leva a isto é que somos beneficiados pelo programa Cisterna nas Escolas e nós ganhamos um reservatório de 52 mil litros, e isso contribui muito para que possamos guardar água chuva e termos uma água potável e saudável”, disse. Odair ainda conta que a escola possui uma outra tecnologia que armazena água para cuidar da horta e o pomar: “Aqui a gente tem o trabalho de conscientização de reaproveitar toda a água, da ducha do ar-condicionado e tudo que é água que nós podemos reaproveitar".

Fonte: www.asabrasil.org.br

5 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN