Sistema Curemas-Mãe D’Água garante abastecimento de Jardim de Piranhas e Caicó


Reunião do CBH PPA e ANA com o Sistema Mãe D'Água-Curemas, em Coremas-PB (Foto cedida)

A reunião sobre a alocação de água do Sistema Curemas-Mãe D’Água, realizada nesta quinta-feira, 18 de julho, na cidade de Coremas-PB, articulada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu (CBH PPA) e tecnicamente conduzida pela Agência Nacional de Águas (ANA), foi produtiva e marcada por acordos solidários entre os Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, usuários, agentes públicos, sociedade civil e gestores estaduais e nacional. Constatou-se que pelo menos até o próximo inverno, em 2020, haverá condições de ter água na estação de captação da CAERN, em Jardim de Piranhas-RN.


As informações são do agrônomo José Procópio de Lucena, articulador estadual do SEAPAC e membro do CBH PPA. Segundo informou, haverá uma vazão de 560 L/S para atender ao Estado da Paraíba e 111 L/S para atender ao Rio Grande do Norte, na estação de captação da CAERN, para abastecimento de Jardim de Piranhas e Caicó.


“É uma vazão apertada, mas com boa gestão e uso racional será possível atender às necessidades das populações de Caicó e Jardim de Piranhas”, afirma Procópio Lucena. Também há garantias para que cada agricultor possa irrigar até 0,5 hectares até o município de Jardim de Piranhas, num trecho de 110 quilômetros. Isso significa em torno de 1.200 hectares irrigados pela agricultura familiar, gerando renda, trabalho e produção de alimentos.

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN