Sertão do Araripe recebe formação em educomunicação


Momento da oficina de educomunicação (Foto: www.agroecologia.org.br)

Representantes de cinco instituições do Sertão do Araripe, em Pernambuco, participaram da oficina de Educomunicação, realizada de 13 e 15 de fevereiro, no espaço de formações do Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não-Governamentais Alternativas (Caatinga), no município Ouricuri-PE. O encontro foi o último de quatro módulos que, além de educomunicação, debateram o clima e água no Semiárido, geração de renda e saneamento rural.


O debate realizado durante a última oficina teve como base o direito humano à comunicação e a disseminação de conhecimentos apropriados à nossa realidade. “A gente aqui aprende o que a gente não aprende nas escolas, que não oferecem uma educação contextualizada”, compara Gildevan do Nascimento, um dos representantes do Fórum de juventude do Araripe. Segundo o jovem participante, a escola e os meios de comunicação geralmente ensinam que não é viável viver no Semiárido. Na visão de Gildevan, os espaços de formação populares estão do lado oposto e provam que é possível viver bem na região.


Um dos objetivos da oficina é de proporcionar ao grupo um leque de ferramentas que podem auxiliar no compartilhamento de informações sobre os temas discutidos nos quatro módulos. Gildevan diz que é “de extrema importância participar desses momentos de formação, para que possa compartilhar o conhecimento com outras juventudes”.


Para Gisele Ramos, colaboradora do Irpaa e uma das facilitadoras da oficina de educomunicação, a formação foi um “espaço para debater o direito à comunicação”, que precisa ser entendido como um direito fundamental, assim como o acesso à terra, à água e à educação contextualizada. “E não é só de receber informação de qualidade, mas produzir conteúdo que valorize o conhecimento, o saber, a cultura local”, complementa.

Fonte: https://agroecologia.org.br/

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN