Lideranças de várias comunidades das cidades cearenses de Tabuleiro do Norte, Limoeiro do Norte, São João do Jaguaribe, Potiretama, Aracati, Fortim e Russas, o Instituto Brotar, a Cooperativa Mista de Trabalho Assessoria e Consultoria e Técnico Educacional – COMTACTE, a Associação Escola Família Agrícola Jaguaribana Zé Maria do Tomé – AEFAJA, representantes da RIS (Rede de Intercâmbio de Sementes) e a Inter-American Foundation (Fundação Interamericana) – IAF se reuniram na última segunda-feira (20), para uma conversa sobre o Projeto Sementes da Vida e possível parceria entre a IAF e a AEFAJA/COMTACTE.
O Projeto Sementes da Vida busca possibilitar que famílias agricultoras do semiárido possam discutir sobre as sementes e construir um processo de resgate, preservação e reprodução das sementes tradicionais. Marca, também, o início de um processo amplo que visa garantir soberania alimentar e nutricional, adoção de práticas agroecológicas de produção, construção da autonomia de agricultores e agricultoras e de suas organizações. É um projeto comunitário e possibilita processos de formação e de atuação em rede com outras forças vivas da sociedade civil, em nível local, estadual e até nacional.
O projeto é inovador e diferente pela importância que assume num contexto de expansão de sementes comerciais, modificadas geneticamente, não adaptadas ao semiárido e a consequente perda das sementes tradicionais. Outro componente inovador é a realização de testes anuais de transgenia, possibilitando aos/às agricultores/as discutir a temática dos transgênicos, as implicações ambientais, culturais, econômicas e para a saúde humana do uso dessas sementes, bem como de monitorar suas sementes e o grau de transgenia nelas existentes.
Fonte: www.asabrasil.org.br
Comments