top of page

Semarh discute convênio para implantação de sistemas de aterro sanitário


Reunião na Semarh (Foto: ASCOM/SEMARH)

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), João Maria Cavalcanti, e equipe da Coordenadoria de Meio Ambiente e Saneamento (Comeas) se reuniram com a prefeita de Riacho da Cruz, Bernadete Rêgo, e o prefeito de Lagoa Nova, Luciano Santos, para discutir o andamento de um convênio que contempla a implantação dos sistemas de aterro sanitário do Alto Oeste e Seridó. Os gestores municipais também presidem o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos das suas regiões. “Com a retomada do convênio no valor de R$ 22 milhões com a Funasa precisamos discutir a expectativa de cada consórcio na operacionalização dos aterros, uma vez que eles já levantaram a possibilidade de participação da iniciativa privada nesse processo” explica o Secretário.


A Semarh já elaborou o projeto executivo do sistema de aterro sanitário e das estações de transbordo do Seridó e o projeto básico do aterro sanitário que vai atender 44 cidades da região Alto Oeste. “Solicitamos uma audiência na Funasa para discutirmos a forma de participação de cada um dos entes envolvidos, na aplicação dos recursos do convênio”, frisa Robson Henrique, Coordenador da Comeas.


Além da contrapartida a ser dada pelo Governo do Estado, após a procura dos representantes municipais do Consórcio do Alto Oeste por apoio, a governadora Fátima Bezerra se comprometeu a arcar com metade dos custos dos estudos ambientais (elaboração de EIA/RIMA) para o licenciamento ambiental da área onde será implantado o Aterro Sanitário de Pau dos Ferros.

8 visualizações0 comentário
bottom of page