top of page

Seapac visita UPFs nas três regiões dos Núcleos de atuação


Encontro com famílias de UPFs da comunidade Catolé, de Lajes Pintadas-RN (Foto: José Bezerra)

Nesta semana, uma equipe da Coordenação Estadual do Seapac empreendeu visita aos Núcleos do Trairi, Seridó e Alto Oeste. Um dos objetivos é avaliar o efeito do trabalho das equipes dos três junto às Unidades Produtivas Familiares (UPFs). Na visita, a equipe também se reuniu com as famílias de UPFs, acompanhadas por elas, visando avaliar os efeitos do acompanhamento. No Tairi, encontrou-se com 5 famílias de Unidades Produtivas; no Seridó, visitou o sistema de Reúso de Águas Cinzas e três famílias de UPFs da Serra de Santana, acompanhadas pelo Seapac e também se reuniu com o presidente do Fórum de Associações, Wallace Frade. Na região Oeste, também foram visitadas três famílias de UPFs acompanhadas pelo Núcleo.


Um dos objetivos é medir os resultados e avaliar a extensão do trabalho dos núcleos junto às famílias. No Trairi, as famílias foram unânimes em afirmar que houve avanço e crescimento da produção a partir do trabalho do Seapac, inclusive no contexto de organização das famílias. “Nós constituímos a nossa Associação do Catolé e diversificamos a produção de alimentos, nestes dois anos de acompanhamento”, relatou uma das famílias.



Reunião com o presidente do Fórum de Associações de Lagoa Nova, Wallace Frade (Foto: José Bezerra)

Na Serra de Santana, além de visitar famílias, também manteve contato com o presidente do Fórum de Associações de Lagoa Nova, Wallace Frade, que relatou os ganhos para a comunidade com o apoio do Seapac nas lutas por água no longo período de seca na região. Em Caicó, a equipe avaliou o trabalho Núcleo, como um todo, e as próximas demandas, a partir do novo projeto Trienal que começa a ser executado.


No Alto Oeste, as famílias relataram os avanços a partir dos trabalhos de acompanhamento das UPFs pelo Seapac, inclusive a conquista da certificação de produção orgânica e a feira de venda dos produtos em São Miguel. As visitas de intercâmbio e os dias de partilha de saberes são ferramentas de aprendizagem para todas as famílias. No Alto Oeste, esse trabalho gerou a formação espontânea de um grupo de famílias que periodicamente se reúne na UPF de uma delas para a construção coletiva de compostagem, para a produção de adubo orgânico.

FOTOS DE OUTROS MOMENTOS DA ATIVIADE (José Bezerra):



25 visualizações0 comentário
bottom of page