top of page

Seapac tem proposta aprovada no II Edital de Soluções Inovadoras para implementação dos ODS

O Seapac está entre as 10 soluções selecionadas no II Edital de Soluções Inovadoras para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil. A proposta cadastrada foi “ÁGUA, SEMENTE DA VIDA – Tratamento e reuso de águas cinza em quintais agroecológicos de famílias agricultoras do Alto Oeste Potiguar: reutilizar para produzir”. Ao todo houveram 100 soluções cadastradas, que foram avaliadas pela Comissão de Curadoria de forma imparcial.


A premiação conquistada inclui:1) Apresentação da experiência em um seminário que será transmitido via internet, no dia 06 de agosto de 2020; 2) Mentoria qualificada: 3 sessões compartilhadas com trocas de boas práticas, 2 sessões individuais com detalhamento de desafios específicos de cada organização e 1 rodada de negócios com potenciais parceiros estratégicos e investidores; 3) Inserção do trabalho na publicação online, disseminada pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para Agenda 2030 (GTSC-A2030).


O sistema de reuso de águas cinza, utiliza as águas das pias, da lavagem de roupa e do banho. Estas são coletadas, passam por uma caixa de gordura e canalizadas para um digestor anaeróbico. Depois, passam por um filtro e seguem para outro tanque, do qual pode ser utilizada na irrigação de fruteiras e verduras, utilizando uma bomba de meia polegada. Com o reuso, as águas deixam de ser descartadas, poluírem o ambiente, e ainda contribuem para a produção de alimentos no quintal de casa das famílias da região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte.


A aprovação do Seapac é uma excelente oportunidade de dar mais visibilidade ao trabalho de levar água e dignidade para as famílias do semiárido potiguar!





11 visualizações0 comentário
bottom of page