Desde a semana passada, o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac) visitou todos os territórios de atuação no estado do Rio Grande do Norte (RN). O objetivo é a realização da prestação de conta aos conselhos de assistência social e aos órgãos gestores de políticas de assistência social dos municípios, através dos relatórios de atividades de 2020, junto ao planejamento para o ano de 2021, com a entrega do plano de ação. "Até o dia 30 de abril de cada ano, todas as entidades de assistência social precisam demonstrar, junto aos conselhos, a sua atuação no ano anterior e os planejamentos para o ano seguinte", explica Saywky Sam, assistente social do Seapac.
Isso porquê o Seapac possui o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), concedido pelo Governo Federal, por intermédio dos Ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social e Agrário e da Saúde. Esse certificado é destinado as instituições, sem fins lucrativos, consideradas beneficentes de assistência social, que é o caso do Seapac. "O CEBAS é de extrema importância para o Seapac. Representa praticamente o funcionamento da instituição, porque possibilita uma economia financeira considerável, através da cota patronal", afirma Saywky.
Uma breve avaliação orçamentária foi realizada, considerando estabelecer metas para o Plano Plurianual (PPA) dos municípios. "Os momentos de visitas também foram importantes para dialogar sobre a realização de novos projetos", afirma Saywky.
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