Encontro promovido pela Coopercacho propiciou conhecer experiências camponesas em Jaçaña (RN) e Cuité (PB)
CAIO BARBOSA | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - SEAPAC
Jaçaña | Rio Grande do Norte
Na semana passada, o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários - Seapac participou do intercâmbio proporcionado pela Cooperativa Agropecuária Cacho de Ouro - Coopercacho que possibilitou conhecer as experiências camponesas da região de Jaçanã (RN) e Cuité (PB), além da sede e do parque industrial da cooperativa. Esse intercâmbio é uma interlocução do comitê gestor do Programa de Desenvolvimento Territorial do Trairí (PRODETER)* na região de Santa Cruz e contou com a participação do Seapac juntamente com as Secretarias de Agricultura dos municípios de Jaçanã e Coronel Ezequiel, além de representantes do Banco do Nordeste, que fomenta o Prodeter na região.
O encontro aconteceu inicialmente nas instalações do complexo da Coopercacho em Jaçanã, o presidente Expedito Alexandre, apresentou o histórico do trabalho desenvolvido pela cooperativa e também levou os participantes para conhecer a Agroindústria de Polpas Trairí, responsável pela manufatura das frutas e comercialização dos produtos na região. Durante a visita foi apresentado o trabalho de comercialização das polpas e como esse projeto da cooperativa tem ajudado no desenvolvimento local.
Em seguida, foi visitada a propriedade da família do Diogo Jeremias e Izaura Iduíno, o Sítio Flores, que produz café arábica agroecológico na zona rural da Serra de Jaçaña. A família recebeu todos os participantes do intercâmbio com um delicioso café colonial, antes de levar para uma visita guiada pela propriedade. Durante o encontro, houve a visita ao cafezal - que tem as variedades do catuaí vermelho e amarelo - e também na área de torrefação e moagem do Café Jaçaña, que é produzido com técnicas agroecológicas, garantido um produto sem veneno. “Hoje quando a gente olha as mudas florindo, é uma esperança que enche o coração, passamos muitas dificuldades no começo até chegar na produção atual” comenta Diogo, emocionado, ao mostrar seus novos pés de cafés plantados para próxima colheita.
Após a visita ao cafezal em Jaçaña, o intercâmbio partiu para as terras paraibanas de Cuité, onde foi possível conhecer a propriedade de José Filho, mais um cooperado da Coopercacho, que atualmente vem participando do arranjo produtivo de galinhas caipiras, fomentado pela ação do Prodeter, que visa estimular na região a participação dos agricultores na produção de avicultura. Zé Filho com sua família mostraram o quintal produtivo da propriedade com uma imensa diversidade de frutas, além do galinheiro, no qual ele explicou sobre a criação das galinhas caipiras.
A equipe do Seapac esteve nesse processo, fruto da articulação inicial junto ao Prodeter na região do Trairi. Segundo Damião Santos do Seapac foi um momento importante para consolidar essa articulação e também para conhecer as experiências locais que possibilitam uma esperança para as famílias camponesas, seguirem no campo e sonhando com um futuro melhor, “essa visita foi importante para que possamos conhecer mais sobre a história, a luta e persistência dessas famílias do semiárido que a todo custo lutam para construir uma vida no campo com dignidade” destacou Damião após o intercâmbio.
*O Programa de Desenvolvimento Territorial - PRODETER: incorpora um conjunto de estratégias com objetivo de potencializar a competitividade das atividades produtivas regionais e a integração das políticas públicas necessárias ao desenvolvimento local e territorial. O programa conta com o envolvimento do quadro gestor e o quadro técnico do Banco do Nordeste, aproveitando toda experiência acumulada com iniciativas de desenvolvimento local.
Fotos: Caio Barbosa/SEAPAC
Comentarios