top of page

Seapac inicia diagnóstico das famílias que farão reuso de águas cinzas


Alexandre, na visita a uma das famílias (Foto cedida)

O Projeto "A Arte de Conviver com o Semiárido", desenvolvido pelo Seapac em parceria com a MISEREOR, organização alemã, prossegue com a execução de mais uma etapa. É o levantamento feito junto às famílias acompanhadas pelo Seapac para selecionar e fazer o diagnóstico das 21 que serão contempladas com um sistema de reuso de águas cinzas. O Agrônomo Fabrício Edino e o Técnico Agrícola Alexandre Silva iniciaram as visitas às famílias, nesta semana, nos municípios de Encanto e São Miguel, para fazer o diagnóstico.


águas cinzas descartadas no quintal de uma das famílias (Foto cedida)

Uma vez concluídos o levantamento e o diagnóstico, serão elaborados os projetos de instalação do sistema de reuso. São utilizadas as águas das pias de mão e de prato, de lavagem de roupa e do banho das pessoas da família. O objetivo é disponibilizar água para irrigar o plantio de árvores frutíferas e, se for o caso, de ração para animais. “Essas águas normalmente são descartadas pelas famílias nos quintais no entorno das casas e poluem o ambiente e, sem tratamento, podem até contaminar pequenos animais”, comentou Fabrício, no programa Seapac em Ação, levado ao ar pela Rádio Rural de Natal (91.9FM). Com o sistema de reuso, a água não mais é descartada no quintal e passa por um processo de filtragem antes de ser usada na irrigação.


Família visitada e o plantio de palma (Foto cedida)

O projeto "A Arte de Conviver com o Semiárido" é executado através dos três Núcleos do Seapac nas regiões do Alto Oeste, com sede em Pau dos Ferros; do Seridó, com sede em Caicó; e do Trairi, com sede em Santa Cruz. O mesmo processo de levantamento das famílias e diagnóstico também será realizado pelo Núcleo do Seapac na Região do Trairi, onde 70 famílias serão contempladas com o sistema de reuso de águas cinzas.

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page