top of page

Seapac implementa sistemas de irrigapote no município de Lajes Pintadas (RN)


"Dia de partilha" no município de Lajes Pintadas. (Foto cedida)

Nas últimas semanas, o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac), realizou um conjunto de oficinas com as famílias acompanhadas, no município de Lajes Pintadas (RN). O objetivo foi dialogar, junto às famílias, sobre os processos de estocagem de água e de alimentos e, além disso, a realização de uma atividade prática para fortalecer o que foi ensinado nas oficinas.

(Foto cedida)

O destaque dos encontros foi a tecnologia social do "irrigapote", cujo manejo e implementação foi demonstrado A utilização de potes de argila para esse fim está sendo validada como uma tecnologia social, pois além da eficiência e baixo custo, a mesma possui diversos componentes de sustentabilidade ambiental e social.


Essa tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Universidade de Makelle, na Etiópia, e a Embrapa Amazônia Oriental, integrada à iniciativa Agricultural Innovation MarketPlace. No total, foram mais de 10 famílias impactadas nas comunidades Malagueta, Timbaúba, Bom Destino e Catolé, do município de Lajes Pintadas (RN).


61 visualizações0 comentário
bottom of page