top of page

Seapac fortalece agricultura familiar em Lajes Pintadas (RN) com a realização dos Dias de Partilhas para uso e manutenção de motocultivadores

Foram realizados seis Dias de Partilhas do SEAPAC nas comunidades rurais do município. As associações e conselhos comunitários da região receberam a doação de seis tecnologias, e as famílias rurais capacitação para uso e manutenção do equipamento.


Caio Barbosa - Assessoria de Comunicação | SEAPAC Natal | Rio Grande do Norte


O SEAPAC realizou uma série de atividades visando fortalecer a agricultura familiar na região do Trairi, especificamente no município de Lajes Pintadas, no Rio Grande do Norte. Na última semana, foram realizados três Dias de Partilhas do SEAPAC com a temática "Troca de saberes e uso coletivo dos motocultivadores: como fazer o manuseio no campo e sua manutenção", beneficiando as comunidades Serra Verde, Riacho Fechado e Bom Destino.


Ao longo dos últimos meses, o Seapac fez a doação de seis motocultivadores para as associações comunitárias da região, como parte do projeto "Biodigestor: Uma fonte alternativa de produção de gás metano e de biofertilizante" que conta com apoio da Populorum Progressio. Essa iniciativa teve como objetivo não apenas fornecer equipamentos, mas também promover o diálogo com os agricultores locais sobre o uso coletivo e individual dessas tecnologias.


Com o apoio técnico do SEAPAC, as associações comunitárias poderão usufruir dos motocultivadores para otimizar a produção agrícola, aumentando a eficiência e produtividade no campo. Essa ação faz parte de um planejamento estratégico para fortalecer o associativismo rural e a agricultura familiar na região do Trairi.



Lajes Pintadas, município situado na região do Trairi, é reconhecido por abrigar uma expressiva comunidade de agricultores familiares que  desempenham um papel fundamental na economia local e na produção de alimentos para a região.


Os motocultivadores, equipamentos essenciais para a agricultura familiar, são máquinas agrícolas utilizadas para preparo do solo, aração, gradagem e outras atividades relacionadas à produção agrícola. Sua utilização contribui para aumentar a eficiência e reduzir o esforço físico dos agricultores.




DIAS DE PARTILHAS DO SEAPAC

O Dia de Partilha do Seapac é uma estratégia singular que vai além de simplesmente transferir conhecimento técnico. Com sua abordagem inovadora, ele cria um ambiente de aprendizado dinâmico e inclusivo, onde os conhecimentos técnicos se entrelaçam com as práticas tradicionais das famílias rurais. Essa metodologia, desenvolvida pelo Seapac, não apenas fortalece os laços comunitários, mas também promove uma educação popular camponesa que valoriza e respeita os saberes locais, fortalecendo assim a identidade cultural e o protagonismo das comunidades no processo de desenvolvimento rural e em especial da agricultura familiar.



A agricultura familiar desempenha um papel fundamental na produção de alimentos no semiárido, sendo responsável por garantir a segurança alimentar e nutricional de milhões de pessoas na região. Além disso, promove o desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais, contribuindo para a redução das desigualdades e a preservação do meio ambiente.


9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page