Seapac faz diagnóstico em vista de projeto em Lagoa Nova


Momento final do diagnóstico na comunidade Filgueira (Foto cedida)

O SEAPAC, através do Núcleo do Seridó, em Caicó, deu início às reuniões para construção de diagnósticos participativos comunitários na Zona Rural de Lagoa Nova-RN. A atividade faz parte do Projeto Associativismo e Cidadania, elaborado e realizado pelo SEAPAC, com parceria financeira da Echoenergia, organização de energia eólica, que atua na Serra de Santana. Ao todo serão realizados encontros em 20 comunidades rurais do município de Lagoa Nova.


O objetivo desse trabalho inicial é construir um diagnóstico minucioso de toda zona rural do município, destacando as potencialidades e fragilidades vividas pelas famílias em suas comunidades. No diagnóstico participativo, as famílias discutem problemas relacionados a várias políticas públicas, entre elas Saúde, Educação, Assistência Social, Meio Ambiente e Agricultura, e identificar as potencialidades existentes nas comunidades. Foram feitos diagnósticos nas comunidades Filgueira e Canta Galo/Sana Rita.


Os encontros nas comunidades proporcionam um levantamento de informações a partir do olhar dos próprios moradores, num processo democrático e participativo. É, também, oportunidade de empoderamento dos usuários acerca dos seus direitos. A ideia é que o diagnóstico possa servir como instrumento para subsidiar a construção de planos de intervenção e respaldar o Fórum de Associações Rurais do município na luta e pressão pela implantação das políticas públicas. “Esperamos concluir esse trabalho até o final de junho deste ano”, informa o Assistente Social do Seapac, Saywky Sam.

101 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN