Seapac e IF Campus de Pau dos Ferros discutem projeto de pesquisa


Reunião com Professores no Campus do IF Pau dos Ferros (Foto cedida)

O Núcleo do Seapac no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, com sede em Pau dos Ferros, através do agrônomo Fabrício Edino e o Técnico Agrícola Alexandre Lourenço, se reuniu com um grupo de Professores do IFRN – Campos de Pau dos Ferros. “Nós tivemos uma conversa bem interessante sobre projetos de Pesquisa e Extensão voltados para a Economia Solidária e Agroecologia”, informa o Agrônomo Fabrício. Esse grupo de professores – mestres e doutores – elaborou um projeto, em 2019, e foi aprovado pelo Campus do IF de Pau dos Ferros-RN.


O projeto propõe estudo de Extensão e Pesquisa sobre ações de desenvolvimento social, econômico e ambiental possibilitadas pelo trabalho do Seapac junto às famílias. “O objetivo do projeto é verificar os impactos dessas ações junto às famílias acompanhadas pelo Seapac, nos municípios de Encanto e São Miguel”, frisa o Agrônomo. O estudo também focará no desenvolvimento da Feira Agroecológica que foi realizada quinzenalmente, nos últimos meses de 2019, no Campus do IF. Haverá formação e dias de partilha, envolvendo também os estudantes, no sentido de despertar neles a curiosidade para a pesquisa. A feira voltará a ser realizada no Campus, de 15 em 15 dias.


Em 2029, o Professor Francisco Carlos de Lucena, mestre em Antropologia Social, atualmente ministrando a disciplina de Sociologia, fez um apanhado sobre os impactos da Feira Agroecológica na economia e na vida dessas famílias. “Esse trabalho também será disponibilizado para o Seapac, o que é muito bom, porque trará muitos elementos interessantes que, muitas vezes, nós não enxergamos, e eles conseguem identificar”, realça Fabrício. O projeto dos professores também prevê outros dois pontos bem interessantes. “Um, é a rotulação de produtos das famílias, como o vinagre de Ibisco. E outro é uma inovação: a formatação de um programa (aplicativo) a ser disponibilizado nos celulares para os consumidores fazerem pedidos de produtos às famílias de Encanto e São Miguel”, informa o agrônomo Fabrício.

9 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN