Seapac e Echoenergia articulam parceria na Serra de Santana


Visita à UPF de dona Fátima e seu Manoel (Foto cedida)

A possibilidade de uma parceria envolvendo o Seapac e a empresa Echoenergia foi discutida numa reunião no último dia 26, realizada na sede social do Seapac, em Natal. Pelo Seapac estavam o Coordenador Estadual, Diác. Francisco Teixeira, e os colaboradores técnicos Mariana Maia, Verônica Barros, Jânio Brasil e Saywky Sam. A Echoenergia estava representada por Ana Beatriz, consultora para programas e projetos socioeconômicos e ambientais, e Vivian Okuda, Recursos Humanos.


O Coordenador Francisco Teixeira ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo Seapac, o qual tem como foco o fortalecimento do associativismo enquanto oportunidade e ferramenta para que agricultores familiares acessem políticas públicas. Ele também destacou parcerias anteriores firmadas entre o Seapac e o Banco Mundial, no âmbito do Programa RN Sustentável, e o trabalho desenvolvido nas bases, considerando o contexto sociocultural e ambiental, respeitando os grupos acompanhados e a dignidade das pessoas.


A assessora da Echoenergia, Ana Beatriz, apresentou o trabalho de compensação socioambiental que vem sendo desenvolvido pela empresa no município de Lagoa Nova-RN, através de projetos desenvolvidos em parceria com a Prefeitura local, com aquisição de máquinas e equipamentos para setores da saúde e da agricultura. A Echoenergia é uma empresa que desenvolve, implementa e opera projetos de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis. Fundada no início de 2017, a empresa tem sede administrativa em São Paulo e atividades operacionais distribuídas nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia.



Reunião com o Fórum de Associações (Foto cedida)

O Assistente Social Saywky Sam apresentou, em linhas gerais, a proposta de projeto denominado “Associativismo e Cidadania”, destacando objetivos, atividades e metodologia de trabalho, envolvendo o Fórum de Associações Rurais de Lagoa Nova-RN, município da Serra de Santana, região Seridó potiguar. A proposta é que a Echoenergia aporte recursos orçados em torno de R$ 100.000,00, enquanto o Seapac aportará o trabalho de sua equipe técnica como contrapartida para o desenvolvimento do projeto.


Por fim, foram feitos os encaminhamentos práticos, tanto da parte do Seapac quanto da Echoenergia. Dentre estes foi proposta uma visita da equipe da Echoenergia a duas experiências desenvolvidas pelo Seapac na Serra de Santana. A primeira experiência, sobre reúso de águas cinzas, na comunidade Baixa Verde, e outra sobre a produção de alimentos, na Unidade Produtiva de dona Fátima e seu Manoel Medeiros, finalizando a visita técnica em reunião com o Fórum de Associações Rurais. Essas atividades foram realizadas ontem, 27 de fevereiro.

Fotos de OUTROS MOMENTOS DA VISITA:



0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN