top of page

Seapac e BNB discutem financiamento de tecnologia social que beneficiará famílias no Alto Oeste


Seapac e BNB realizam encontro no município de Encanto-RN.(Foto cedida)

Ontem (23/11), o Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (Seapac), núcleo Oeste, junto ao Banco do Nordeste (BNB), agência do município de Pau dos Ferros (RN), fizeram uma reunião para discutir à respeito do financiamento dos Sistemas de Águas Cinza, que beneficiarão agricultores familiares. A implementação das tecnologias sociais, assim como o apoio do BNB, está no âmbito do Projeto Semeando Esperança no Alto Oeste Potiguar, e vai auxiliar na produção de palma forrageira adensada e consorciada nos quintais produtivos das famílias do Alto Oeste.


O encontro aconteceu na Unidade Demonstrativa (UD) do senhor Antônio Rêgo, comunidade Várzea Nova, no município de Encanto (RN), e contou com a presença do engenheiro agrônomo do Seapac, Fabrício Edino, e dos agentes de desenvolvimento do BNB. Além disso, o projeto também vai contar com o apoio de técnicos da região, autônomos e organizações da sociedade civil que trabalham com tecnologias sociais.


Plantio de Palma Forrageira.(Foto cedida)

Na ocasião, Fabrício, um dos responsáveis pelas implementações dos sistemas, mostrou a importância da tecnologia para o cultivo da palma forrageira, consorciada com a moringa e leucena para a região que, mesmo em período de estiagem, com o sistema de irrigação por gotejamento, pode disponibilizar 24000 kg de forragem para alimentar rebanhos. A família que obter a tecnologia, poderá sustentar, com essa quantia, um rebanho de 5 vacas de leite, com 40kg de forragem por dia, durante um período de 4 meses.

29 visualizações0 comentário
bottom of page