O núcleo do Seapac que atua na Região Trairi do Rio Grande do Norte, com sede em Santa Cruz, sob a coordenação do Agrônomo Damião Santos, acaba de concluir a visita às 70 famílias de Lajes Pintadas que serão acompanhadas durante o atual projeto trienal. São 35 que conquistaram as tecnologias da segunda água, para produção, e que também foram contempladas com o Fomento, no valor de R$ 3.000,00 para iniciar uma atividade produtiva; 5 famílias de Unidades Produtivas Familiares (UPFs) que já são acompanhadas; 29 famílias que do Caráter Produtivo, que conquistaram as tecnologias de água de produção e uma que assume o compromisso de ser Guardiã de Sementes Crioulas. Uma das famílias de Lajes Pintadas, por sinal, já recebeu o Fomento do programa.
O Caráter Produtivo é um incentivo do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) para que a família inicie uma atividade produtiva. A família escolho o que pretende produzir – criação de porcos, de galinha, de ovelhas, de bode ou outra – e recebe o valor em material para dar início à atividade.
Na visita que a equipe fez às famílias, constatou os primeiros frutos que as famílias conseguiram com as chuvas, com a tecnologia que receberam e com o aprendizado sobre produção a partir dos princípios da agroecologia. Muitas delas iniciaram a produção de alimentos no quintal de casa, no entorno da cisterna, aproveitando a água das chuvas que caíram neste ano. Algumas das fotos mostra o que já produziram com a água das chuvas que caíram.
Mais fotos dos quintais das famílias:
Comments