top of page

Seapac finalizou os sistemas de reuso de águas cinzas no Alto Oeste

Nos últimos quatro anos, mais de 500 pessoas foram beneficiadas pelos sistemas de reuso de águas implementados pelo Seapac no Rio Grande do Norte.


UPF de Ruthy e Mateus na zona rural de Venha Ver (RN). (FOTO: Núcleo de Comunicação do Seapac)

CAIO BARBOSA | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - SEAPAC

Natal | Rio Grande do Norte


A equipe do Seapac vem trabalhando no Alto Oeste Potiguar na execução do projeto "Água Semente da Vida", e nos últimos dias mais uma etapa foi concluída. Foram implementados 33 sistemas de reuso de águas cinzas em seis municípios da região. Com essa ação o Seapac já construiu mais de 140 sistemas de reuso em todo o estado, essa tecnologia social amplia a capacidade hídrica no território, contribui na geração de renda e segurança alimentar. Com isso, o Seapac segue levando esperança e melhores condições de vida para as famílias que convivem no semiárido.


O sistema de reuso de águas cinzas é uma tecnologia social, com baixo custo de implementação, que integra o saneamento básico rural com a segurança alimentar nos territórios. Em primeiro lugar, a equipe do Seapac trabalha a ideia de racionalização do uso e consumo das águas, e com a construção do sistema, as águas provenientes do banheiro, das pias e tanques domésticos das propriedade que seriam descartadas, passam pelo sistema de decanto digestor anaeróbio e pelo filtro biológico, possibilitando a reutilização dessas águas de esgoto na produção de alimentos, ampliando os quintais produtivos agroecológicos. Além de reduzir a poluição ao redor da casa, do solo e dos mananciais nas comunidades.


Sistema de reuso implementado em território quilombola no Alto Oeste. (FOTO: Núcleo de Comunicação do Seapac)

O Seapac executa o projeto em parceria com as famílias no objetivo de reutilizar as águas cinzas de uso doméstico para o fortalecimento de quintais produtivos agroecológicos, com a produção de alimentos para consumo humano e animal, como também promover um processo de formação com famílias sobre o reuso de águas cinzas e sobre agroecologia na geração de alimentos para Soberania Alimentar.

Entrega do sistema de reuso de águas na UPF de Seu Pedro na zona rural de Col. João Pessoa. (FOTO: Núcleo de Comunicação do Seapac)

O projeto "Água Semente da Vida: Tratamento e Reuso de Águas Cinzas" é uma parceria do Seapac com o Banco do Nordeste que apoia as ações nos seis municípios do Alto Oeste. Após a entrega dos sistemas de reuso, a equipe do Seapac vem fazendo as doações de mudas para os quintais produtivos, fomentando oficinas temáticas sobre agroecologia e reuso de água, além de todo apoio e suporte técnico no campo com práticas agroecológicas.


58 visualizações0 comentário
bottom of page