Seapac conclui contrato que levou cisternas a mais de 1.200 famílias


Cisterna construída no quintal de família de Jucurutu-RN (foto cedida)

Nesta semana o Seapac está concluindo a execução do Contrato 013/2014, firmado com o Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e Assistência Social (SETHAS), com o objetivo de atender a 1.204 famílias de 10 municípios do Estado com cisternas de captação e armazenamento de água de chuva para consumo humano, com capacidade de estocar até 16 mil litros. O contrato, iniciado em 2014, teve uma paralisação em 2016, por falta de liberação de recursos por parte do governo federal, e mesmo assim está sendo concluído com um ano de antecedência.

As 1.204 cisternas foram construídas no quintal da residência de famílias de Cerro Corá, Lagoa Nova, Bodó, Santana do Seridó, Acari, São José do Seridó, Ouro Branco, Jucurutu, Tenente Laurentino Cruz e São Vicente, conforme os termos contratuais. Todas as famílias beneficiadas com as cisternas também receberam capacitação em Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH). Essa capacitação ensinou as famílias como devem proceder para conservar a cisterna e para evitar a contaminação da água de chuva captada do telhado da residência.

A construção das cisternas é feita por cisterneiros (pedreiros) capacitados pelo Seapac. Eles aprendem como confeccionar as placas para a montagem da tecnologia social (cisterna), ampliando a capacidade de trabalho e a renda familiar. As tecnologias, depois de concluídas, são vistoriadas por técnicos da SETHAS e só após a aprovação é feita a conclusão do contrato.


17 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN