Seapac conclui capacitação de famílias de Serra Caiada

Canteiro econômico pronto, sendo irrigado via tubulação que joga a água nas raízes das hortaliças (Foto: José Bezerra)

O Seapac realizou a capacitação das 101 famílias de Serra Caiada que conquistarão as tecnologias sociais de captação e estocagem de água para a produção de alimentos, nestes dias 18 e 19 de outubro, na Escola Municipal Rural Walfredo Gurgel, da comunidade Fernandes. A capacitação constou de aulas teóricas e práticas sobre técnicas de produção de alimentos sem o uso de agrotóxicos. A capacitação foi feita pelos alunos do Curso de Agroecologia do Campus de Bananeiras-PB, da Universidade Federal da Paraíba, Lucas Sallas, Gerson da Silva, Leonardo Oliveira e Wedson Alef.


As famílias aprenderam que a partir de materiais que elas já dispõem no quintal de casa, podem produzir adubos orgânicos e defensivos naturais para a produção de hortaliças e frutas. Elas mesmas, sob a orientação dos instrutores, organizaram um canteiro econômico, que produz hortaliças com bastante economia de água; como produzir adubos orgânicos com a técnica da compostagem; como fazer o biofertilizante, que fortalece as plantas, que ficam mais resistentes aos ataques de insetos; a água de vidro, que dificulta o ataque de insetos e outras pragas; a farinha de osso, rica e cálcio; cobertura morta, que evita a evaporação dos canteiros irrigados, entre outras técnicas.


No próximo mês, o Seapac levará essas famílias para conhecerem duas experiências de produção de alimentos de base agroecológica. Uma feira de comercialização de alimentos produzidos com estas técnicas que elas aprenderam, e quintais produtivos de famílias que conquistaram as tecnologias de captação e estocagem de água para a produção de alimentos (cisternas e barreiros trincheira). O objetivo é mostrar o efeito dessas técnicas na produção de alimentos sem o uso de agrotóxicos.

MAIS FOTOS DA CAPACITAÇÃO (José Bezerra):



46 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN