Seapac conclui 1º módulo da 2ª etapa do projeto Associativismo e Cidadania


Advogada Jailma Oliveira, ministrando o curso em uma das comunidades (Foto cedida)

O Núcleo do Seapac na região do Seridó, com sede em Caicó, executou a primeira etapa do Curso de Associativismo e Gestão Associativa, neste final de semana, dias 16, 17 e 18 de agosto, no município de Lagoa Nova-RN, da Serra de Santana. No primeiro dia, sexta-feira, participaram representantes das Associações Rurais das comunidades Baixa Verde II, Baixa Verde III, Sítio Filgueira, Santa Rita, Canta Galo e José Milanês. Nesta etapa do curso foram trabalhados os temas: Origem, história, princípios e conceito de associativismo e associação; diferença entre Associação, Cooperativa e Sindicato; características e objetivos de Associação; atitudes que favorecem e dificultam o Associativismo; e Direito de Associação na Constituição Brasileira. “Este trabalho corresponde à segunda etapa do Projeto Associativismo e Cidadania. Nesta etapa, trabalhamos os princípios, a história e a organização do associativismo”, explicou o assistente social do Seapac, Saywky Sam.


No sábado, dia 17, o mesmo conteúdo foi trabalhado com representantes das associações das comunidades São Francisco, Buraco de Lagoa, Quilombo da Macambira e Ludugérios, Umbuzeiro e Barro Branco e São José. No domingo, 18, o encontro foi com os representantes das comunidades Sítio do Meio e Cabeço, Sítio Ceará, Baixa Grande, Assentamento São Pedro, Associação dos Verdureiros, Associação dos Artesãos e Associação de Defesa do Meio Ambiente, totalizando 17 entidades. Uma constatação de Jailma Oliveira e Saywky Sam, assessores do curso, é a elevada presença de mulheres e jovens.


O Projeto Associativismo e Cidadania é desenvolvido em parceria com a empresa eólica Echoenergia, que atua na Serra de Santana. Antes, foi realizado o trabalho de diagnóstico da situação das associações, pela Advogada Jailma Oliveira da Nóbrega e pelo assistente social Saywky Sam de Medeiros, ambos do Seapac. Ainda serão ministrados dois módulos, nos próximos finais de semana. No domingo, 18 de agosto, a equipe recebeu a visita do Pároco de São Francisco, de Lagoa Nova, Padre José Mário de Medeiros.

Outros momentos dos encontros de formação (Fotos cedidas):



0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN