O núcleo do Seapac da região do Trairi, com sede em Santa Cruz, colaborou no processo de formação do Projeto Mulheres Mil, desenvolvido pelo Instituto Federal (IF), Campus de Santa Cruz. O convite foi feito pela Diretora, Professora Samira Delgado, e pela coordenadora do curso, Professora Rita de Cássia. Durante dois dias (23 e 24), o Agrônomo Damião Santos, com a colaboração técnica de Francisco Canindé, Augusto César e Paulo Júnior, do Núcleo de Santa Cruz, contribuiu no processo de formação, na sede do IF, para um grupo de 30 mulheres participantes do projeto.
Finalizando o processo de formação, as 30 mulheres fizeram uma visita de intercâmbio para conhecer as experiências de convivência com o Semiárido das famílias da comunidade Bom Destino, do município de Lajes Pintadas. Além de visitarem os quintais produtivos de algumas das famílias, as Mulheres do Projeto ouviram explicações sobre o processo de plantio de verduras e técnicas utilizadas.
Nos quintais, viram a produção de folhas verdes, como cebola, alface, coentro e couve, em hortas suspensas, e a utilização de material reciclado, como baldes de plástico, garrafas pets, pneus e outros na produção dessas verduras. Também conheceram as cisternas calçadão e de enxurrada, e o plantio de fruteiras e ervas medicinais no entorno das cisternas, irrigadas com água das chuvas deste ano, estocadas nas tecnologias sociais.
Mais fotos (cedidas):
Comments