top of page

Seapac capacita famílias em Sistema Simplificado de Produção de Alimentos agroecológicos


Abertura do SSMA, com Damião Santos (Foto: José Bezerra)

As 100 famílias de Lajes Pintadas que conquistaram as tecnologias sociais de captação e estoque de água para produção de alimentos (P1+2) receberam capacitação sobre Sistema Simplificado de Manejo de Agua (SSMA), nos dias 12, 13 e 14 deste mês, na comunidade Serra Verde, daquele município. No primeiro momento, reunidas na capela da comunidade, elas receberam orientações e tiraram dúvidas sobre o projeto, com o coordenador do P1+2, do Seapac, agrônomo Damião Santos.


Depois, foram divididas em quatro turmas para o primeiro contato com os instrutores – Lucas Sallas, Wedson Allef, Leonardo Oliveira e Gerson João – que explicaram técnicas de manejo do solo, produção de alimentos dentro dos princípios da agroecologia e produção e utilização de adubos e defensivos orgânicos. Os instrutores são da Universidade Federal da Paraíba, Campus de Bananeira-PB, e trabalham com as técnicas da produção de alimentos de base agroecológica.


A parte prática foi feita no campo, no ambiente de cultivo das famílias. Elas aprenderam a fazer a Compostagem, cujo processo resulta na produção de adubo orgânico; Biofertilizante, utilizando produtos disponíveis na comunidade; cultivo de hortaliças utilizando canteiro econômico; e defensivos naturais, como água de vidro, caldas naturais repelentes (a base de pimenta e alho), além de outros produtos utilizados na produção de alimentos dentro dos princípios agroecológicos, como fosfito, farinha de ossos, entre outros.


Na parte prática, as famílias põem a “mão na massa”, literalmente, orientadas pelos instrutores. Elas também aprenderam a recuperar áreas de solos degradados, a partir da técnica de nucleação. No final, cada uma delas recebe um certificado de participação e fazem uma avaliação da capacitação.

Fotos (José Bezerra) da parte prática do SSMA:



70 visualizações0 comentário
bottom of page