Depois de capacitar as famílias de Santa Cruz e São Bento do Trairi em Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH), o núcleo do Seapac com sede em Santa Cruz inicia mais duas capacitações, hoje, 12 de dezembro, com famílias dos municípios de Tangará e Serra Caiada. Todas estas famílias foram selecionadas e cadastradas para conquistarem a cisterna de captação e estocagem de água para o consumo humano, também chamadas de primeira água. Tem capacidade de estocar até 16 mil litros de água.
Em Tangará, 20 famílias vão conquistar as cisternas e estão participando do GRH. Em Serra Caiada são 15 famílias. O GRH faz parte de uma das etapas de execução do contrato e visa orientar as famílias quanto aos cuidados para evitar contaminação da água, desgaste da tecnologia e como as famílias podem fazer o uso racional da água.
A construção das cisternas faz parte do contrato 012/2019, firmado entre o Seapac e a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS), do Governo do Rio Grande do Norte. Ao todo, o contrato prevê a construção de cisternas nos municípios de Equador, Jardim do Seridó e São Fernando, na região Seridó; e nos municípios de Santa Cruz, São Bento do Trairi, São José de Campestre, Serra Caiada, Serra de São Bento, Tangará, Riachuelo, Rui Barbosa, São Paulo do Potengi e São Tomé, das regiões Trairi e Potengi. Ao todo, serão 221 cisternas de água para consumo humano e 60 de água para produção.
Comments