O Projeto Semeando Esperanças no Alto Oeste Potiguar, executado pelo Núcleo do Seapac com sede em Pau dos Ferros, entra na fase prática das visitas e cadastro das 220 Unidades Produtivas Familiares (UPFs), naquela região do Oeste do Rio Grande do Norte. O principal parceiro do projeto é o Banco do Nordeste do Brasil, que entra com os recursos. Outros parceiros, também importantes, são as prefeituras municipais, através da Secretaria de Agricultura; os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais; e os escritórios locais da EMATER. Em um dos municípios, o SEBRAE também entra como parceiro.
Os integrantes do núcleo do Seapac no Alto Oeste, agrônomo Fabrício Edino Jales Barbosa e o técnico agrícola Alexandre Lourenço da Silva já visitaram 71 famílias, nos municípios de Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Rafael Fernandes, José da Penha, Encanto e Francisco Dantas. O objetivo das visitas é fazer o cadastro da Unidade Produtiva; fazer um diagnóstico das 32 UPFs que funcionarão como Unidades Demonstrativas; conhecer a área da propriedade e escolher o local para o plantio das forrageiras – palma, moringa e leucena. “Essa área deve estar perto da fonte de água e do local onde os animais são alimentados, além de ter um solo apropriado para as culturas forrageiras, no caso, entre arenoso e argiloso”, comenta o agrônomo Fabrício Edino.
Outra estratégia desse trabalho é o contato com todos os parceiros. “Tivemos uma boa conversa com a EMPARN, e conseguimos um acréscimo de 200 mil raquetes de palma para as famílias desse projeto. Isso é um ganho significativo, enorme”, afirma Fabrício. O trabalho das visitas às UPFs continua nesta e na próxima semana. O projeto com a parceria do BNB tem duração de dois anos.
Comments