“Semeando vida no campo e na cidade”: Com esse tema mais de 10 mil romeiros e romeiras das dioceses do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), celebram a 25ª Romaria da Terra e das Águas de Santa Catarina. São José do Cerrito (SC), Diocese de Lages, na serra catarinense, se tornou uma grande capital da fé neste último domingo, 15 de setembro, e sediou o maior evento católico do estado.
A Romaria foi iniciada com a chegada de mais de 300 jovens, no dia anterior (14), para o Acampamento das Juventudes organizado pela Pastoral da Juventude de Santa Catarina. Além de celebrar a temática da Romaria, os jovens foram os responsáveis pela acolhida e animação dos romeiros e romeiras. A programação do dia 15 de setembro teve início com uma caminhada por cerca de três quilômetros, fazendo memória de todas as 24 Romarias anteriores, até a chegada na Gruta Nossa Senhora de Fátima, na região central de São José do Cerrito.
Nas proximidades da Gruta aconteceu a plantação da Cruz de Cedro, gesto tradicional das Romarias da Terra e das Águas de Santa Catarina. Cada participante da Romaria também recebeu uma cruz peitoral como símbolo da 25ª Romaria. A caminhada continuou até a igreja matriz São Pedro, onde em um grande palco montado foram realizadas as programações culturais e religiosas da Romaria.
Fonte: http://cnbbsul4.org.br
Comments