Na noite da última quarta-feira (3), ocorreu a abertura do 15° Fórum Regional de Gestores e Gestoras Estaduais da Agricultura Familiar no Nordeste. O evento segue até sexta-feira (5) e é um espaço de articulação entre secretarias estaduais, movimentos sociais, federações sindicais e outras organizações vinculadas à atividade rural para pensar políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura familiar na região.
Durante a solenidade, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), promoveu ações voltadas aos agricultores e agriculturas familiares do estado. A primeira delas foi entregar o milésimo documento de identificação civil a uma trabalhadora rural. A agricultora Ivonilde Sousa Vieira recebeu das mãos da governadora seu primeiro RG, gesto que segundo o governo “oficializa a cidadania, dando ao sujeito acesso a outras políticas públicas”.
O momento simbolizou os mutirões que vêm sendo realizados pelo Programa Estadual de Documentação da Trabalhadora Rural, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), em parceria com o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN), para registrar civilmente as mulheres moradoras de comunidades rurais.
Comments