Representante de organização alemã conhece experiência inovadora


Momento final da visita, no quintal da Escola (Foto: José Bezerra)

O Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC) está recebendo a visita da representante da Misereor, instituição alemã que desenvolve Projetos Sociais no Brasil, Irene Kaierle. Em Natal, ela se reuniu com a coordenação estadual do Seapac, que desenvolve projeto com recursos de Misereor. Na tarde de ontem, Irene visitou a Escola Municipal Monsenhor Walfredo Gurgel, da comunidade Fernandes, município de Serra Caiada, região Trairi do Rio Grande do Norte. A Escola conquistou uma Cisterna, através do programa Cisternas nas Escolas, executado pelo Seapac. Além da construção da cisterna, o Programa oferece as gestores, professoras e merendeiras uma oficina sobre Educação Contextualizada.


A partir dessa capacitação, a merenda escolar teve um ganho de qualidade. Por iniciativa da Professora Maria José, a direção, professores, funcionários e alunos desenvolveram um projeto de plantio de hortas no quintal da Escola. Passaram a produzir hortaliças como couve, coentro, cebolinha, pimentão, cenoura, usadas na merenda escolar. Também cultivam ervas medicinais e plantas ornamentais. O projeto envolve alunos da Educação de Jovens e Adultos, adolescentes do turno matutino, merendeiras e um funcionário da Escola. Eles, inclusive, fazem a reciclagem e reutilização de materiais como pneus de automóveis e de motos e garrafas pets.


Hoje, as hortaliças enriquecem a merenda escolar e também são fornecidas às famílias da comunidade. “Quando as famílias precisam, elas vêm aqui e pegam as verduras”, dizem professores e diretores da Escola. A representante da Misereor ficou impressionada com os resultados do Projeto.

OUTRAS FOTOS DA VISITA:



94 visualizações0 comentário