Recife sedia III Colóquio Internacional Feminismo e Agroecologia


Solange Borges (Foto: Angélica Almeida)

No período de 8 a 11 de abril a cidade de Recife, capital de Pernambuco, sedia o III Colóquio Internacional Feminismo e Agroecologia (III CIFA). O evento reunirá Pesquisadoras, técnicas e agricultoras do Brasil, Uruguai, França, Reino Unido, Índia, Espanha, Senegal e Suíça, que encabeçam a organização do Colóquio. Os organizadores apostam na integração de conhecimentos e experiências produzidos no contexto acadêmico, no dia a dia das organizações de assistência técnica e extensão rural, bem como nas lutas protagonizadas por movimentos sociais de mulheres rurais para enriquecer as reflexões sobre Feminismo e Agroecologia.


Desde a década de 80, movimentos de mulheres rurais têm travado lutas históricas, reivindicando a superação das desigualdades de gênero no Brasil. Na construção desta outra realidade possível, sustentável e justa, a agroecologia e feminismo têm se consolidado como potências para a reinterpretação das relações das pessoas com a natureza e das pessoas entre si.


Integrante do comitê organizador do III CIFA e professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Andrea Butto explica que, além de aprofundar um conjunto de debates sobre “Trabalho, Cuidados e Bens Comuns”, o III CIFA tem o papel central de construir uma rede internacional com distintos saberes e experiências em torno dessas temáticas, articulando uma agenda conjunta não apenas de pesquisa, mas de intervenção no plano internacional, em particular no diálogo entre os países do Sul.


Butto avalia que o Colóquio tem grande importância no contexto vivido, de avanço na globalização dos sistemas agroalimentares mundiais, ao fortalecer e iniciativas de resistências no plano transnacional e a crescente luta feminista em torno dessa agenda.


Mesas redondas, conferências, apresentações de trabalhos (orais ou pôster) em Grupos de Trabalhos (GTs), minicursos, intercâmbios de experiências, Feira de Saberes e Sabores e atividades culturais compõem a ampla programação do Colóquio, com abordagens de diferentes temas e dimensões da agroecologia, sob a perspectiva das mulheres. Conheça algumas das atividades e seus prazos!

Fonte: www.agroecologia.org.br

26 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN