Radiografia da seca no Nordeste, em novembro de 2019


Mapa do RN (Fonte: www.letrasambientais.com.br)

O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) monitora a situação da seca nos estados do Nordeste brasileiro, a partir de satélites. De acordo com os mapas divulgados esta semana (última de novembro), os estados do Nordeste brasileiro enfrentam atualmente uma condição de seca intensa. A situação já é bastante crítica e a maior parte dos municípios da região se encontra em situação de emergência, de acordo com a Defesa Civil nacional. Esse reconhecimento permite que o governo federal transfira recursos para ações de resposta aos impactos da seca nos locais mais afetados.

A seguir, será feita uma radiografia da seca, com base na análise da umidade dos solos de cada município. As informações são obtidas a partir de imagens de satélites, que permitem mapear, com a mesma metodologia, toda a região. A umidade dos solos é um índice de secas que fornece um panorama atualizado do avanço do fenômeno em cada área da região. A imagem de satélite pode subsidiar ações de contingência para a gestão de riscos e desastres na região. A seguir, estão os dados do Rio Grande do Norte e dos vizinhos fronteiriços – Paraíba e Pernambuco. Mas, no link abaixo, o leitor terá acesso a todos os Estados do Semiárido Nordestino.

RN

A imagem de satélite mostra que, no Rio Grande do Norte, 156 municípios estão com percentual de umidade dos solos abaixo de 15%, considerado muito baixo. O número corresponde a 93% dos municípios do estado que enfrentam seca atualmente. Não há reconhecimentos vigentes de situação de emergência em municípios do estado.

PE

A imagem de satélite mostra que, em Pernambuco, 169 municípios estão com percentual de umidade dos solos abaixo de 10%, considerado muito baixo. O número corresponde a 91% dos municípios do estado que enfrentam situação de seca intensa. Segundo a Defesa Civil, 120 municípios pernambucanos já foram reconhecidos em situação de emergência pelo governo federal, por conta de seca ou estiagem.

PB

A imagem de satélite mostra que, na Paraíba, 216 municípios estão com percentual de umidade dos solos abaixo de 10%, considerado muito baixo. O número corresponde a cerca de 97% dos municípios do estado. De acordo com a Defesa Civil, 177 municípios já foram reconhecidos em situação de emergência, por conta da estiagem.

Acesse matéria completa: https://www.letrasambientais.com.br/posts/radiografia-da-seca-no-nordeste,-em-novembro-de-2019

1 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN