Quilombolas conquistam tecnologias sociais que guardam ou reutilizam água


Mulheres quilombolas são as mais vulnerável às mudanças climáticas (Foto: arquivo da ACB)

A Associação Cristã de Base (ACB), organização da sociedade civil que faz parte da rede ASA, no Ceará, assinou um convênio no mês de maio com a Fundação Banco do Brasil (FBB) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a replicação de tecnologias sociais em comunidades quilombolas. O projeto “Mulheres Quilombolas e Seus Quintais Produtivos” tem como público direto 100 mulheres e suas famílias. As comunidades trabalhadas são Lagoa dos Crioulos, Arapuca e Serra dos Chagas, no município de Salitre; Carcará, em Potengi; Arruda, em Araripe; e Souza, no município de Porteiras.


As tecnologias sociais escolhidas pela ACB para serem replicadas foram a Cisterna Chapéu do Padre Cícero, tecnologia social certificada pela FBB, no ano de 2013, uma adaptação da cisterna-calçadão implementada pela ASA em todo o Semiárido brasileiro, desenvolvida pela equipe técnica da ACB. A outra tecnologia social é o Bioágua Familiar – Reuso de Águas Cinzas para Agricultura Familiar, certificada em 2017 pela FBB. O sistema foi adaptado pela Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI-Brasil).


As mulheres serão atendidas com a instalação de 70 Cisterna Chapéu do Padre Cícero + 70 Quintais Produtivos e 25 Bioágua Familiar – Reuso de Águas Cinzas para Agricultura Familiar. O projeto, iniciado no mês de julho, também conta com capacitações que irão contribuir no cuidado e utilização das tecnologias sociais. A apresentação do projeto nas comunidades foi realizada pela equipe técnica, formada pela coordenadora, Nelzilane Oliveira, e duas Técnicas em Agropecuária - Jaqueline Pessoa e Nágila Batista. Os diagnósticos nas propriedades das beneficiárias foram feitos em seguida.

Fonte: www.asabrasil.org.br

10 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN