top of page

Projeto leva oficinas a famílias do complexo Barragem Oiticica


Momento do curso ministrado na terça-feira, 28 de agosto (Foto cedida)


O SEAPAC desenvolve o Projeto “Promovendo Direitos Sócioambientais e Justiça de Gênero” para um grupo de 50 pessoas do complexo Barragem Oiticica, no distrito Barra de Santana, município de Jucurutu-RN. O projeto tem a parceria do Movimento dos Atingidos e Atingidas pelo Complexo da Barragem de Oiticica e da Fundação Luterana Diaconia (FDL). O objetivo do Projeto é formar um grupo de 50 pessoas que serão multiplicadoras, na comunidade de Barra de Santana e área atingida. “Em sua maioria são mulheres e acentuada participação de jovens”, informa Jailma Oliveira da Nóbrega, advogada do Seapac e coordenadora do Projeto.


O curso aborda temas relevantes, no contexto da comunidade e do acompanhamento das reuniões do acordo extrajudicial e atividades do movimento e da comissão dos atingidos da comunidade Barra de Santana. A primeira etapa foi sobre Associativismo, gestão de associação e sua relação com as políticas públicas, ministrada na última terça-feira, 28 de agosto, pela advogada Jailma Oliveira e pelo articulador estadual do SEAPAC, agrônomo José Procópio de Lucena. O segundo módulo será ministrado no dia 18 de setembro.


As atividades do Projeto irão até junho de 2019, com oficinas, seminários e cursos sobre diversos temas, incluindo relações de gênero, poder e machismo na sociedade e suas organizações. Também estão previstos seminário sobre água como um direito humano e um bem comum da natureza; oficina sobre o uso racional da água nos processos de produção na agricultura, pecuária, pesca e consumo diversos; curso sobre agroecologia e biodiversidade; seminário sobre usos múltiplos de venenos e seus impactos negativos no meio ambiente e para a pessoa humana; e curso sobre soberania e segurança alimentar e nutricional, além de intercâmbio para conhecer experiência de resistência e reconstrução após desapropriação, em outra área atingida por construção de barragem.



54 visualizações0 comentário
bottom of page