Projeto de adaptação às mudanças climáticas está sendo desenvolvido em áreas semiáridas



Com investimento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e a contribuição de organizações da sociedade civil, o projeto Iniciativa de Conhecimento sobre a Adaptação às Terras Secas (Dryland Adaptation Knowledge Initiative, Daki na sigla em inglês), começa a ser desenvolvido em áreas da América Latina. As regiões onde o chamado "Daki - Semiárido Vivo" será implementado são: o Chaco argentino, o Nordeste do Brasil, e a parte do Corredor Seco em El Salvador. Onde vivem famílias que dependem da prática da agricultura familiar para o seu sustento, mas que estão sob uma ameaça causada pela mudança climática.


A iniciativa irá desenvolver um trabalho de capacitação para os agricultores, afim de incentivar a transição do sistema agrícola tradicional para o sistema resiliente ao clima. As pessoas capacitadas irão transmitir o conhecimento para outros técnicos e agricultores, até que esse objetivo tenha sido cumprido. Ao todo, cerca de 2 mil pessoas serão beneficiadas de forma direta e 6 mil, de forma indireta. O custo total do projeto é de quase US$ 2 milhões. Deste total, o FIDA financia 78% e as organizações executoras (no projeto tem a expressão destinatário) cobrem os 22% restantes como contrapartida.


Em cada país envolvido com o projeto, existe uma organização da sociedade civil responsável, e são elas: no Brasil, a Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC), responsável pela gestão física e financeira das ações da ASA; na Argentina, a Fundação para o Desenvolvimento da Justiça e Paz (Fundapaz) e, em El Salvador, a Fundação Nacional para o Desenvolvimento (Funde).


O lançamento da ação será hoje, dia18 de agosto, às 16h, por meio de um webinar que será transmitido no Brasil pelo Facebook e Youtube da ASA @articulaçãosemiárido.




Fonte: https://www.asabrasil.org.br/noticias?artigo_id=11091

12 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN