Projeto constrói 180 bancos comunitários de sementes

Atualizado: 26 de Jun de 2018


Sementes crioulas, vida e identidade dos povos do semiárido (Foto: arquivo da Asacom)

Parceria firmada hoje, no Recife, entre Fundação BB e ASA vai beneficiar 3,6 mil famílias em nove estados

Por Verônica Pragana – Asacom


A Articulação do Semiárido – ASA – e a Fundação Banco do Brasil firmaram parceria, na última quinta-feira, 21 de junho, em Recife-PE, para implantar 180 bancos comunitários de sementes e 171 cisternas para armazenamento de água da chuva na região do Semiárido Brasileiro. Essas tecnologias sociais serão construídas nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Minas Gerais. O investimento social será de R$ 10,8 milhões.


Cada estado será beneficiado com 20 bancos de sementes, com 400 famílias envolvidas, somando 3.600 famílias em todo o projeto. Elas vão passar por capacitação para organizar o trabalho e para fazer a gestão do banco de sementes. Os bancos comunitários funcionam com a lógica de uma instituição financeira, mas em vez de dinheiro, os bens são as sementes crioulas, utilizadas tradicionalmente pelos antepassados.


Os agricultores familiares participantes depositam no banco as sementes e quando chega o período do plantio, eles emprestam a quantidade necessária. Após colher, cada um devolve 50% a mais do que foi emprestado. "Isso ajuda a aumentar o estoque para poder atender mais gente na próxima colheita", afirma a assessora da ASA, Maitê Maronhas.

A iniciativa também vai implantar 171 tecnologias sociais de acesso a água que captam e armazenam água da chuva para a produção de alimentos e a criação de pequenos animais. As famílias participantes vão passar por capacitação sobre a manutenção das cisternas e como fazer o uso racional da água.


Agenda 2030


O projeto Banco de Sementes com Tecnologias de Acesso à Água está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente com os objetivos "Erradicação da Pobreza", "Agricultura Sustentável", "Água Potável e Saneamento" e "Redução de Desigualdades". A parceria também contribuirá com o fortalecimento da agricultura familiar e das associações comunitárias, além da conservação da biodiversidade da Caatinga. Fonte: www.asabrasil.org.br

5 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN