Programa Estadual de Sementes Crioulas é tema de reunião em Mossoró


Sementes crioulas (Foto: José Bezerra)

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), a Coordenação de Agroecologia e Convivência com o Semiárido e o Programa Estadual de Sementes Crioulas estão convocando reunião para discutir e pensar o segundo ano do Programa Estadual de Sementes Crioulas. A reunião está marcada para amanhã, 20 de fevereiro, a partir das 8 horas, no Centro Feminista 8 de Março, em Mossoró. Deverão participar representantes da Emater e dos coletivos microrregionais da Asa Potiguar. O Seapac estará representado pelo articulador estadual, Agrônomo José Procópio de Lucena.


No convite, a Sedraf diz acreditar que “toda prática social produz conhecimento, desconstruindo a ideia do pensamento único” e que foi dessa forma que “foi sendo tecido o Programa Estadual de Sementes Crioulas Potiguar”, ou seja, “a partir da prática e dos saberes das famílias agricultoras, da experimentação, do jeito de manejar, de cuidar e de guardar as suas sementes”.


Para o coletivo da ASA, a Sedraf reforça “a importância do levantamento das variedades de sementes crioulas nos seus territórios, como também a capacidade instalada”. Na região do Seridó, os agricultores e agricultoras da Serra de Santana, Município de Lagoa Nova, já tiveram uma primeira reunião com a Sedraf. Na ocasião, ficou definido um encontro dos Agricultores e Agricultoras da Serra de Santana com a Sedraf, no dia 10 de março, para uma avaliação qualitativa e quantitativa das sementes crioulas daquele município.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo