Profetas da Chuva no Piauí estão otimistas com inverno 2019


Encontro dos profetas e profetizas das chuvas no Piauí (Foto: Neto Santos)

Uma das primeiras e grandes ações no ano de 2019 do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido – FPCSA foi a reunião do XI Encontro dos Profetas da Chuva, organizado pelo Centro de Formação Mandacaru de Pedro II, organização integrante do FPCSA. O evento foi realizado no dia 12 de janeiro, na Fazenda Santa Ângela, mais conhecida como Vivenda Santa Ângela, localizada na comunidade Placas, a 8 km da cidade de Pedro II, região norte do Piauí. A Vivenda é de propriedade da Fundação Santa Ângela, local onde também são desenvolvidos projetos agroecológicos sustentáveis, entre eles a área de manejo agroflorestal. O encontro reuniu pessoas sábias, como agricultoras, pesquisadores, imprensa, professores e convidados especiais de outras cidades do Piauí, especialmente para este momento.


Durante as falas dos profetas e profetizas no tocante ao que eles observaram nos sinais da Natureza sobre as chuvas, percebeu-se um clima de muito otimismo. "Se vocês perceberem as chuvas que caíram no mês de dezembro, vão perceber que elas enfeitaram a natureza, tá tudo bem chovido. Então, isso tem chamado muito atenção. Os meses de janeiro, fevereiro e março serão bem chovidos; já os meses de abril e maio apresentarão muitas falhas nas chuvas de acordo com as minhas observações baseadas na experiência do mês de setembro", disse o profeta Raimundo Zaca. Outro profeta reforçou essa previsão: "Quando chove no dia da Nossa Mãe, Nossa Senhora da Conceição, (08 de dezembro), o inverno é bom"; reparando a Barra do Natal e do ano novo, também, indicaram um inverno de boas chuvas; agora só resta a nós esperar pra ver se confirma mesmo", Disse o profeta Zé Inácio.


Para a antropóloga Adeodata dos Anjos, o encontro dos profetas da chuva vai para além do erro ou acerto das previsões de chuva. "Este é um evento que traz sim, toda uma narrativa do quanto essas pessoas estão em sintonia com a natureza, mas o encontro dos profetas da chuva é também um movimento de resistência para manter viva a sabedoria popular dessas pessoas". Afirma a antropóloga.

Fonte: www.asabrasil.org.br

33 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN