“População local carrega nos ombros os efeitos negativos da mineração”


Pe. Dario Bossi falou sobre o minério dependência, modelo econômico que depende exclusivamente da extração (Foto: www.vaticannews.va)

O provincial dos missionários combonianos no Brasil, Pe. Dario Bossi, coordenador da Rede Igrejas e Mineração, visitou recentemente a Rádio Vaticano. Numa entrevista que ao Vatican News, ele falou a propósito do minério dependência, modelo econômico que depende exclusivamente da extração, criando um vínculo das pessoas e comunidades para com esse tipo de atividade. Pe. Bossi está há quinze anos no Brasil. Trabalhou por vários anos no Maranhão, na divisa com o Pará, e por muito tempo na defesa dos direitos socioambientais.


A Rede “Igrejas e Mineração” é um espaço ecumênico formado por comunidades cristãs da América Latina, equipes pastorais, congregações religiosas. Também reúne grupos de reflexão teológica, leigas, leigos, bispos e pastores que buscam responder aos desafios dos impactos e violações dos direitos socioambientais provocados pelas atividades minerárias nos territórios.


Desde seu nascimento, em 2013, a Rede tem trabalhado para empoderar as comunidades afetadas pela mineração, aprofundar e divulgar uma teologia e espiritualidade ecológica. A rede também se dedica a comunicar as violações provocadas pela mega-mineração, a resistência das comunidades afetadas, assim como suas propostas e alternativas orientadas ao bem viver. Exerce, ainda, a função de dialogar com as Igrejas, em todos seus níveis hierárquicos, para incidir nas suas ações em defesa das comunidades e territórios afetados pela mineração.

Fonte: https://www.vaticannews.va/

2 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN