Polinizadores são ameaçados pelo uso de agrotóxicos


O estudo mostra que a polinização representou, em 2018, R$ 43 bilhões para o país, sendo que 60% desse valor oriundo da soja ((Foto: Hugo Oliveira, IBAMA)

Importantes para a produção de frutos e alimentos consumidos pela população, animais e insetos polinizadores estão ameaçados de extinção devido ao desmatamento desordenado e ao uso de agrotóxicos na lavoura. É o que demonstra estudo sobre polinizadores e produção de alimentos no Brasil realizado por Antônio Mauro Saraiva, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). “Muitas plantas dependem da polinização para a produção dos frutos e das sementes, e que no caso da agricultura são os produtos que nós consumimos, então para a agricultura isso é fundamental,” explica Saraiva.


“A agricultura alimentícia é dependente desses insetos, sobretudo as abelhas”, afirma o coordenador do Laboratório de Automação Agrícola e do Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Computação (BioCamp) da USP. Segundo o professor, há uma variedade grande de polinizadores. No Brasil, são ao menos 91 plantas alimentícias que dependem da polinização animal, enquanto outras — como milho e trigo — têm sua polinização feita pela ação do vento. A abelha é o principal polinizador, mas há outros, como aves, morcegos, besouros e vespas, por exemplo. “As abelhas são as grandes polinizadoras das plantas de interesse alimentício”.


O estudo revela que são muitos os agrotóxicos utilizados no Brasil e que são prejudiciais às abelhas. No entanto, no caso específico delas, o cenário é ainda mais grave porque as análises de quais agrotóxicos são prejudiciais, e em qual dosagem, são feitos apenas considerando a espécie conhecida como “abelha europeia”, excluindo outras espécies nativas existentes no Brasil. “Há vários produtos sobre os quais não temos informação; é uma lacuna de conhecimento que precisa ser preenchida com mais pesquisa”, pondera o professor da Escola Politécnica da USP.

Fonte: www.redebrasilatual.com.br

0 visualização
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN