Parlamento Europeu declara o estado de emergência climática


Paris, Europa (Foto: Gerard Julien - AFP)

Pela primeira vez, um continente inteiro pede vigorosamente à União Europeia que se comprometa com a Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas COP25 - a ser realizada de 2 a 13 de dezembro em Madri - por uma redução a zero das emissões de gases de efeito estufa até 2050. Na resolução aprovada, solicita-se que a Comissão Europeia garanta que todas as propostas legislativas e orçamentárias pertinentes estejam plenamente alinhadas com o objetivo de limitar o aquecimento global a menos de 1,5 graus centígrados em relação aos níveis pré-industriais, conforme solicitado pelo Acordo de Paris.


Além disso, o Parlamento exortou a UE a apresentar à Convenção das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas uma estratégia para alcançar a neutralidade climática até 2050. Os eurodeputados também pedem à nova presidente da Comissão Europeia que inclua no Green New Deal Europeu uma meta de redução de 55% nas emissões de gases de efeito estufa até 2030.


A notícia da decisão tomada pelo Parlamento Europeu chegou no momento em que a quarta greve das "sextas-feiras para o futuro" estava em andamento em nível global. Ao mesmo tempo, também estava ocorrendo a chamada "Black Friday", o dia que abre a temporada comercial natalina, combinando assim os esforços ambientais com a luta contra o consumismo. O movimento de jovens pela luta contra as mudanças climáticas - inspirado pela ativista sueca Greta Thunberg - quis responder ao dia mundial do consumo com o "Block Friday", ou seja, um dia de protesto, contra "esse modelo insustentável". "Youth for climate", o movimento estudantil que organiza os protestos chamados "Fridays for future", apesar de ter pouco mais de um ano de vida, conseguiu em setembro passado - por ocasião do terceiro dia da greve mundial - trazer para as ruas de todo o mundo, mais de 7 milhões de jovens entusiasmados.

Fonte: http://www.ihu.unisinos.br/

2 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN