O projeto “Semeando Esperanças no Alto Oeste Potiguar” segue em execução, com acompanhamento do Agrônomo Fabrício Edino e do Técnico Agrícola Alexandre Lourenço, do Núcleo do Seapac em Pau dos Ferros. Ontem, 12 de novembro, foram entregues mais 12 mil raquetes de palma forrageira a 12 famílias do município de Frutuoso Gomes. “Essa palma é fruto da parceria envolvendo o Seapac, o Banco do Nordeste do Brasil, a Prefeitura de Frutuoso Gomes, a EMATER e a EMPARN”, relatam Fabrício e Alexandre.
São 16 municípios do Alto Oeste Potiguar e 220 famílias beneficiadas pelo Projeto. Um dos objetivos é desenvolver a técnica de produção de forragem utilizando o plantio de palma adensada, consorciada com leucena e moringa. Essa técnica utiliza menor quantidade de água e potencializa os espaços na produção da forragem, altamente rica em nutrientes para os rebanhos. Das 220 famílias, 32 serão beneficiadas com a implementação de um sistema de reuso de águas cinzas para irrigação das forrageiras e funcionarão como Unidades Demonstrativas.
Fabrício e Alexandre também visitaram outras famílias, no município de Água Nova, no dia 12. Uma delas foi a de Francisca das Chagas, que já está com o plantio da palma adensada. “A esperança de um Semiárido vivo está sendo plantada na região do Alto Oeste Potiguar”, afirmam Fabrício e Alexandre.
Comentários