Paraibanas defendem agroecologia na 10ª Marcha pela Vida das Mulheres


Mulheres do Polo da Borborema em Marcha (Foto: www.aspta.org.br)

Na manhã do dia 23 de novembro, numa programação festiva durante a Feira Agroecológica de Remígio-PB, as paraibanas lanççaram oficialmente a 10ª Marcha pela Vida das Mulheres e pela Agroecologia. O lançamento regional contou com a participação de mulheres representantes do município e dos outras 12 cidades onde o Polo da Borborema atua. O Polo é uma articulação de 13 sindicatos de trabalhadores rurais da região da Borborema e há 10 anos promove a Marcha no dia 08 de março.


A atividade, que marca o dia internacional da mulher na região, tem o duplo objetivo: dar visibilidade ao papel das mulheres camponesas na construção da agricultura familiar agroecológica e denunciar todas as formas de violência contra a mulher. Em sua última edição o evento levou um público de mais de cinco mil agricultoras às ruas de São Sebastião de Lagoa de Roça-PB.


Todos os anos, em suas dezenas de reuniões preparatórias nas comunidades, a marcha trabalha um tema específico. Em 2019, trará a reflexão sobre o tema do racismo e sobre como ele recai de forma particular sobre a vida das mulheres. O assunto será tema de reflexão nos encontros, sempre buscando partir das histórias de vida das mulheres, suas trajetórias e seus caminhos de superação. O evento de lançamento foi iniciado com uma mística, onde esteve presente o tema da autoafirmação das mulheres negras, através de cânticos, literatura de cordel, música e danças que lembram as tradições africanas, a exemplo da ciranda.

Fonte: www.aspta.org.br

7 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN