Papa Francisco: o mundo é cada dia mais cruel com os excluídos


Papa Francisco (Foto: www.vaticannews.va)

O Vaticano divulgou uma Videomensagem do Papa Francisco em preparação ao Dia Mundial do Migrante e do Refugiado 2019 que será celebrado no domingo, 29 de setembro deste ano. A divulgação ocorreu hoje, 2 de julho. A campanha de comunicação da seção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral oferece, a cada mês, reflexões, aprofundamentos e subsídios para a promoção das atividades pastorais sobre o tema do Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, abordando vários subtemas com textos e imagens diferentes.


Neste ano, o tema “Não se trata apenas de migrantes” é desenvolvido no subtema “Trata-se de não excluir ninguém”, em que o Papa Francisco lança uma advertência ao mundo atual, muitas vezes “cruel com os excluídos”. Os demais subtemas citados pelo Papa Francisco na mensagem em que ele explica os vários significados do tema são: “Trata-se também dos nossos medos”, “Trata-se da caridade”, “Trata-se da nossa humanidade”, “Trata-se de colocar os últimos em primeiro lugar”, “Trata-se da pessoa toda e de todas as pessoas” e “Trata-se de construir a cidade de Deus e do homem”.


As palavras do Papa na videomensagem são extraídas de um trecho de sua mensagem para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, divulgada em 27 de maio passado. “Livrai-vos de desprezar um só destes pequeninos, pois digo-vos que os seus anjos, no Céu, veem constantemente a face de meu Pai que está no Céu”, inicia Francisco com a passagem do Evangelho de Mateus 18,10. “Não se trata apenas de migrantes: trata-se de não excluir ninguém. O mundo atual é cada dia mais elitista e cada dia é mais cruel com os excluídos. Os países em desenvolvimento continuam sendo depauperados dos seus melhores recursos naturais e humanos em benefício de poucos mercados privilegiados”, denuncia Francisco.

Fonte: www.vaticannews.va

7 visualizações
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone SoundCloud

Contato

Telefone: (84) 3211-4491

E-mail: seapac.estadual@seapac.org.br

Endereço

Cep: 59065-290

Rua Trajano Murta, 3317 – Candelária, Natal-RN

Links Rápidos

©2018 por S.talk. Todos os direitos reservados SEAPAC-RN